23 de May de 2016

Servidores da Previdência são capacitados em Redação Oficial e Cálculos

Servidores envolvidos com a elaboração de pareceres, despachos, relatórios, ofícios  e outras correspondências participaram do curso de Redação Oficial no Instituto Euvaldo Lodi, em Porto Velho, na semana passada.

Curso de Redação para servidores do Iperon foi realizado no IEL

Além de promover a capacitação dos servidores, o curso visa padronizar as correspondências  do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Rondônia. A professora Maria de Fátima Almeida fez diversas abordagens explicando os termos utilizados nas correspondências na atualidade e a queda de jargões, especialmente nos ofícios. Levou os alunos a lembrarem desde as classes gramaticais, a partir da morfologia até a regência verbal. “Foram três dias de muita adrenalina com o estudo da língua portuguesa”, resumiu  a servidora Edna Ribeiro, lotada no setor de Recursos Humanos.

Atualização foi o ponto chave para a servidora Renée Abdelnour, que disse estar já há algum tempo longe da função de produção de textos e pôde compreender a última reforma ortográfica, por meio das explicações da professora. “Fiquei muito satisfeita com o que pude aprender”.

Nazaré Paiva, da equipe que assessora diretamente a presidência do Instituto, contou que já pôs em prática as informações do curso. “Meu primeiro ofício pós-curso já foi diferente, procurei aplicar as técnicas que aprendi na última semana”.

O curso contratado pelo Iperon  está beneficiando 50 servidores. A primeira turma com 25 conclui na última semana. Dia 30 será a vez da segunda turma. O curso de Redação Oficial faz parte da política de capacitação  dos servidores.

Nos dias 16 e 17, cinco servidores do setor de Cálculo e da Procuradoria do Iperon participaram do Curso de Cálculos Judiciais para a Fazenda Pública, promovido pelo Centro  de Estudos da  Procuradoria Geral do Estado, ministrado pelo perito judicial e economista Marlos Henrique dos Santos, na grade do curso liquidações de sentença, indexadores judiciais, princípio de atualização monetária.

Brasil, Capacitação, Cursos, Previdência, Rondônia, Servidores

Cáluclos cursos Iperon Português Servidores