Notícias

01 de April de 2016

Iperon inaugura Abril Verde buscando melhor serviço

Evento em frente à sede do Iperon

Evento em frente à sede do Iperon

Caminhos para a excelência e resultados eficazes é o tema da terceira edição do Abril Verde,  na comemoração dos  32 anos de criação do Instituto. Maria Rejane Sampaio, presidente da autarquia, na solenidade de abertura do mês comemorativo,  destacou  a meta do Iperon, que busca a celeridade em seus processos, e que se propõe a debater com  os setores envolvidos na previdência  as atribuições pertinentes ao órgão.

Em 13 de abril de 1984 a Assembléia Legislativa aprovava a criação do Instituto de Previdência do Estado de Rondônia, uma autarquia que daí pra frente cuidaria da previdência do servidor público e da sua saúde. O Estado  sequer tinha completado três anos de existência e o quadro de servidores além de reduzido, também era formado por pessoas muito jovens.  A    aposentadoria era um pensamento distante para a maioria e de imediato o que se precisava era mesmo de assistência médica, serviço que prevaleceu desde o início das atividades, a partir de 1986 até 1998.  Então o Instituto ficou conhecido pela assistência médica que prestava aos servidores por meio dos profissionais e estabelecimentos conveniados.  Se o Iperon ia bem a saúde estava funcionando, se  o Instituto falhasse a saúde acompanhava.

Em 1998, a Lei 9.717, em seu artigo quinto, proibiu que os institutos de previdência de todo o país prestassem assistência à saúde e o Iperon, aos poucos, trocou o carro chefe para a previdência social, passando a cuidar exclusivamente  da seguridade do trabalhador vinculado ao serviço público estadual.

Hoje com um quadro de quase sete mil beneficiários entre aposentados e pensionistas, o Instituto avança na modernidade, acompanhando seus pares e buscando eficiência, inovação e novos conhecimentos.  Assim foi inaugurado o Abril Verde – edição 2016. A importância da data  aproxima instituições, como a Banda de Música da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, que prestigiou o evento com a apresentação de 23 músicos, regidos pelo maestro Sub tenente  Carlos.  Os hinos nacional e Céus de Rondônia  foram a parte oficial. O Tema da Vitória,  uma canção instrumental brasileira composta pelo maestro Eduardo Souto Neto e que ficou conhecida por coroar as vitórias do ex-campeão de Fórmula Um, Ayrton Senna foi uma homenagem da Banda ao Instituto, que também ganhou  um animado Parabéns pra você e uma canja  de El Presidente, de Herbert Alpert.

A programação de aniversário prossegue até ao final do mês com palestras e treinamentos para os servidores.  O próximo evento será no dia 8, com a palestra do procurador geral do Instituto, Thiago Alencar, que vai fazer uma abordagem sobre Direito Previdenciário: Benefícios e Principais Regras, que vai acontecer no auditório do Iperon, no horário das 9h às 12 horas.

Categorias

Brasil, Capacitação, Previdência, Rondônia, Serviço, Servidores

Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /var/www/vhosts/iperon.ro.gov.br/httpdocs/wp-content/themes/portal-iperon/single.php on line 87

Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /var/www/vhosts/iperon.ro.gov.br/httpdocs/wp-content/themes/portal-iperon/single.php on line 90