Notícias

28 de October de 2015

Alunos da rede estadual se destacam com projetos de cultura digital

Quando o assunto é cultura digital, especialmente na escola, muitas ideias podem vir à nossa cabeça. Muitos professores reclamam da utilização exacerbada, e até desrespeitosa do celular durante as aulas, por exemplo.  Mas no Seminário  Estadual de Tecnologia Educacional, que está sendo realizado em Porto Velho para 200 professores com o tema Cultura Digital na Escola, é possível identificar formas do educador levar seus alunos a aplicarem a utilização dos instrumentos tecnológicos  a favor da educação.

Seminário

Pelo menos 200 professores participam do Seminário Estadual de Tecnologia Educacional

A invenção de um instrumento próprio para medir distâncias, foi o resultado  do emprego da tecnologia aliada às práticas escolares. Assim, os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlos Drummond de Andrade partiram para a criatividade e alcançaram a medalha de prata na I Olimpíada Brasileira de Cartografia (1ª Obrac), evento nacional, mas com envergadura internacional.

A experiência deles foi apresentada no Seminário Estadual de Tecnologia Educacional, recebendo aplausos e elogios. Uma das principais ferramentas utilizadas foi a calculadora, que teve sua aerodinâmica alterada. Com ela, eles construíram um hodrômetro  para medir distâncias a partir da própria escola, localizada na região urbana de Presidente Médice, interior de Rondônia. A partir daí debruçaram-se sobre a criação da escala do mapa, utilizando conhecimentos adquiridos nas aulas de geografia e história da professora Maria Augusta Silva, que também é a orientadora do projeto.

Inscritos na I Obrac, com alunos de outras 1.300 escolas, Leonardo Silva Brito,  Eduarda Severino de Freitas Bráz, Ezequiel Kleber Carpes Menezes e Leonardo Gomes Diniz prepararam o instrumento, que foi batizado de Drummond, alcançaram aprovação na prova online da olimpíada e por fim estavam entre as três escolas selecionadas para irem  ao Rio de Janeiro. Onde participaram das disputas finais obtendo a segunda colocação.

Os alunos participaram da abertura do Congresso Internacional de Cartografia, receberam medalhas,  diplomas e livros. A escola, por sua vez, além de livros,  troféu  e uma placa de prata, também recebeu um software para produção de mapas, mas o mesmo não foi instalado porque falta um computador que suporte o novo software. Discreta, a professora Maria Augusta disse que seria muito útil se alguma instituição pudesse fazer a doação desse equipamento para a escola para que os alunos possam dar continuidade ao novo conhecimento, inclusive promovendo a aplicação na própria cidade.

A vice-diretora da Drummond de Andrade, Elianis Soares de Moraes, com satisfação afirmou que a escola tem se destacado, por meio de seus alunos, no estado e no País. Segundo ela, no ano passado o aluno Leonardo Silva foi o vencedor do concurso de cartas promovido pelos Correios, e ficou com a medalha de bronze do concurso de redação promovido pela União de Postagem Internacional, concorrendo com 60 países e 1.500 estudantes.  Para ela, a socialização dos projetos produzidos nas escolas é um incentivo para gestores escolares e professores.

Maria Augusta destacou que a realização do seminário voltado para a tecnologia na escola é fundamental para disseminar a aplicação da tecnologia. “Precisamos aproveitar o potencial dos alunos e utilizar os recursos disponíveis na escola, mesmo que sejam poucos”, argumentou.

A coordenadora estadual de Tecnologia Educacional, Ana Paula Souza Maia, salientou que o seminário foi de grande valia e que todos os profissionais participantes puderam comprovar que as escolas têm como executar projetos na área tecnológica. No evento foram apresentados 12 projetos interdisciplinares que deram resultados, todos desenvolvidos por alunos, com orientação de professores ligados ao Núcleo de Tecnologia Educacional  da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Categorias

Brasil, Capacitação, Educação, Governo, Rondônia

Tags

cultura digital escolas publicas rondonia Seminário

Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /var/www/vhosts/iperon.ro.gov.br/httpdocs/wp-content/themes/portal-iperon/single.php on line 87

Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /var/www/vhosts/iperon.ro.gov.br/httpdocs/wp-content/themes/portal-iperon/single.php on line 90